Batata recheada e uma história de amor...
- Didia
- 14 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Minha alimentação sempre foi baseada em legumes, verduras, frutas e grãos. Mas o meu amor pelos tubérculos veio forte quando visitei Peru em 2015.
Foi na parte da excursão perto da cidade de Arequipa (lugar conhecido como “El Valle del Colca”) que iniciaram as descobertas sobre batatas ... 3 dias nos vilarejos típicos das montanhas e falando com os moradores despertou a curiosidade e amor elas.
Descobri que só no Peru tem mais de 3500 tipos de batatas. De formas variadas e cores inimagináveis como por exemplo, uma batata azul que - infelizmente, não consegui ver.
Nessa viagem experimentei todos os pratos possíveis e um que sempre recomendo pra quem vai para Peru é “batatas a la huancaína” aiiinsss, agora deu tanta saudade que tentarei fazer no Brasil!!

Vou pesquisar os ingredientes e ver se precisa trocar algum e quais são as opções locais para deixar com um sabor e textura parecido.
Fica acompanhando os post que assim que conseguir fazer vou tudo postar aqui!!
Enquanto aguardamos isso acontecer, estou deixando nesse post as batatas recheadas que fiz esses dias aqui na base... batata e uma das coisas que nunca falta. Usamos ela de tantas formas que cada dia é uma nova experiência.
E elas sempre nos salvam quando aparecem convidados de última hora.
Outra coisa que eu adoro na cozinha é a montagem dos pratos! A mistura de cores e sabores me encanta... olha só como ficou dessa vez:

Nesse dia as batatas foram feitas para um jantar, por isso só acompanha saladas - já que aqui tentamos ir dormir com o estômago leve. Caso você escolha fazer a receita para almoço, a opção de acrescentar o básico arroz e feijão fica delicioso.
Vou deixar aqui o link do IGTV dessa receitinha delicia!!!
Quando fizer por ai me marca lá no Insta pra eu saber o que você achou, tá? @didianacozinha
.Xêru.
.Didia.
RECEITA:
BATATA RECHEADA com QUEIJOS
RENDIMENTO: 4 pessoas
TEMPO DE PREPARO: 20 minutos (+20 de forno)
NÍVEL DE DIFICULDADE: Fácil
INGREDIENTES:
4 batatas médias cozidas com casca*
DIDICA:*O ponto de cozimento da batata é: firme para poder cortar ela sem se desfazer.
TEMPERO:
1 colher café de Lemon-pepper
1 colher café de páprica defumada
½ colher café pimenta do reino
1 colher café ervas finas
3 colher sopa de azeite de oliva
RECHEIO:
30 g queijo gorgonzola
30 g queijo minas padrão
1 cebola
4 dentes de alho
MODO DE PREPARO
Misturar todos os ingredientes secos do tempero em um copo e agregar o azeite. Deixar descansando enquanto fazemos as outras coisas
Descascar os dentes de alho e cortar.
Descascar a cebola e cortar (preferentemente em cubos pequenos)
Levar uma frigideira ao fogo com um fio de azeite de oliva e quando estiver quente colocar o alho
Uma vez que o alho estiver dourado, colocar a cebola e uma pitadaa de sal, mexer e deixar em fogo baixo por uns 4 minutos, ou até a cebola cozinhar
Enquanto isso, dispor as batatas deitadas em uma tábua e fazer cortes verticais na batata de aproximadamente 1 cm - com cuidado para não cortar até o final-
Pincelar entre os cortes com o tempero que fizemos no passo 1
Cortar os queijos em pedaços pequenos
Colocar entre os cortes das batatas os dois tipos de queijo e a cebola refogada. Alternando para que fique da seguinte forma, Queijo 1, cebola, queijo 2, cebola,etc.
Se sobrou mistura do tempero pode pincelar por cima
Finalizar com sementes de gergelim (opcional) e colocar no forno por uns 20 minutos ou até que a batata fique no ponto de comer. Verificar introduzindo um palito até estar mole
Servir quente, pôde acompanhar com salada, arroz, feijão, torradas, etc.
Comments