top of page

Memórias afetivas, o que a cozinha te lembra? (com receita de bolo no final)

  • Foto do escritor: Didia
    Didia
  • 16 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura


Foto: Arquivo pessoal


Falar de cozinha também é falar de lembranças. Pra mim, e ousaria dizer que pra muita gente, a infância tem um gosto de descobertas na cozinha, não tem?


Minha memória afetiva na cozinha me remete a momentos com minha mãe. Me lembro da minha mãe fazendo os bolos de aniversário. O meu, sempre de pêssego com chocolate e doce de leite. O da minha irmã morango com chantilly. 🤤


Os aniversário eram cheios de amigos e minha mãe cozinhava as pizzas, os salgadinhos, tudo que comíamos, era uma semana de preparação. Esse ano, no meu aniversário de 38 anos, fiz o bolo que minha mãe fazia para minha irmã. E Iara compartilhou que sua memória afetiva comigo na cozinha foi ensinando outras crianças em um curso que fizemos na época da pandemia. Eu e ela juntinhas, ensinando outras pessoas a cozinhar também.


No meu perfil do Instagram (aliás, já me segue por lá?), perguntei a vocês as suas memórias afetivas bonitas com as mães, pensando no Dia das Mães celebrado no domingo (14/5). E foi inspirador. Abaixo, as lembranças que vocês compartilharam.


@ericar_molina: Minha mãe como uma boa descendente de italianos ama fazer uma massa... assim, a minha memória afetiva é dela fazendo nhoque de domingo e pães de batata no sábado de manhã... eu e minha irmã sempre roubávamos uns pedacinhos de massa crua escondido porque ela dizia que fazia mal... 🥰❤️

@selmaleiten: Bolo de fubá no lanche da tarde. Lembro de tirar uma sonequinha a tarde, qdo criança, e acordar com o cheiro do bolo de fubá.

@rosana.martins.1614: Tenho várias memórias afetiva mas no natal minha mãe sempre fazia uns biscoitos amanteigados chamado mantecal isso a muitos anos e não tinha manteiga porque era lá norte do Paraná e manteiga não era tão fácil...aí era feito com banha açúcar farinha e canela na massa e um pedacinho de goiabada em cima depois de pronto passava na canela com açúcar... que Delícia 😍❤️❤️

@cabrogli: A minha: quando minha mãe deixava eu ajudar a fazer o creme de milho, sem parar pra não empelotar o creme hihi. E com minha vó, dela fazendo aquelas gelatinas de pinga e não deixando a gente comer muito 😂🤣, sabe? Rolava nos aniversários 🙃 - outros tempos hehe

@orlando__63s: Via sempre minha mãe fazer nhoque e bolo de nozes, até que eu comecei a fazer pra ela..❤️

@rosee.coelho: Minha fazia bolinho de chuva salgado no café da manhã pra irmos na escola.👏👏

Sobre a culinária afetiva


Para especialista Bruna Perissinotto, culinária afetiva tem bastante de 'comfort food', aquela comida que desperta sentimentos bons, memórias de segurança e de afeto.


As memórias afetivas na cozinha são uma parte importante da nossa relação com a comida e com a forma como experimentamos e apreciamos diferentes sabores e aromas. Essas memórias podem ser extremamente poderosas e evocativas, trazendo à tona sentimentos de felicidade, conforto e nostalgia.


Muitas vezes, essas memórias são associadas a alimentos específicos, que se tornam símbolos desses momentos e nos transportam de volta para esses momentos felizes.


Além disso, as memórias afetivas na cozinha podem influenciar a nossa relação com a comida e as nossas escolhas alimentares ao longo da vida. Mas, também podem ter um lado negativo, especialmente se associadas a momentos de tristeza, estresse ou trauma. Nesses casos, os alimentos podem se tornar gatilhos emocionais que nos levam de volta a essas emoções negativas.


Comenta aí ou só relembre em pensamento: quais sabores e aromas te fazem voltar no tempo, em algum momento feliz?


Antes, de ir, FICA, VAI TER BOLO!

(ops, melhor dizendo, vai ter receita do bolo)


Nada melhor que ler uma história e no final dela ter uma receita gostosa para compartilhar. The crème de la crème desse post vai ser a minha receita de bolo de família. Sim, esse mesmo aí da história. Uma receita cheia de amor e boas lembranças que compartilharei aqui com vocês. Bora? Então, vamos para a cozinha comigo!


Receita do bolo de família da Didia

(segredo de família hein?)


Para a massa

  • 230 g de açúcar

  • 230 g farinha

  • 6 ovos

Coloca na batedeira ovos e açúcar , bate por uns 10 minutos, até triplicar o tamanho.

Depois disso, com muito cuidado, faça movimentos envolventes e vá colocando a farinha de trigo (peneirando hein, pra não baixar o bolo), misture delicadamente.

O segredo é peneirar a farinha!!


Unte a forma. Pré-aqueça o forno a 180º C por 10 minutos. Leve para assar por 35, 40 minutos. E para saber se tá pronto, tem que fazer o teste do palito!

Mas, já temos um bolo!


Para recheio e cobertura

  • 1 garrafa de creme de leite fresco (aquelas garrafinhas pequenas)

  • açúcar a gosto

  • um pacote de morangos (de preferência, orgânicos). Use metade deles bem picadinhos para o recheio; a outra metade para a cobertura, sem cortá-los.

Você vai precisar de uma garrafinha de creme de leite fresco. Deixe-o na geladeira até gelar (cerca de 4 horas), aí bota na batedeira e bate até chegar no ponto de chantilly. Adicione um pouquinho de açúcar (a gosto).


Aí, calma! Antes de adicionar uma parte desse recheio no meio do bolo, vamos para a calda!! (para deixar ele molhadinho).


Para a calda

1/4 xícara de açúcar

1/2 xícara de água

Ferva até o açúcar dissolver na água. Só isso.

Pega a calda e coloca no meio do bolo para deixar ele molhadinho. Adiciona o recheio de chantilly e os morangos cortados. (Pique os morangos bem picadinhos para o recheio).


Decoração gostosa

  • 150g de aveia em flocos torrada

  • chantilly para cobrir

  • morangos inteiros

Use metade do creme de chantilly para cobrir o bolo e depois decore com morangos.


A aveia torrada que decora o bolo, basta colocar aveia em flocos na frigideira, sem nada adicionado. Até dourar. Coloca açúcar a gosto para caramelizar essa aveia. (fica maravilhoso).


Depois disso, espera esfriar (se não pode desmontar o bolo hein) para colocar essa aveia por cima do bolo, ou do lado, ou só para decorar o prato. Mas duvido que você não coma ela também.




É isso! Se fizer, me conta se ficou bom?! Vou adorar saber que o bolo da minha mãe está enchendo casas de amor e de sabor por aí.



 
 
 

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

Contate-nos
bottom of page