top of page

Guacamole: o molho que vai bem para comer com tudo

  • Foto do escritor: Didia
    Didia
  • 1 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

O Guacamole é uma comida típica mexicana, que é servida como acompanhamento de vários pratos. O nome "guacamole" tem origens indígenas: "Ahuacatl" (abacate) e "mole", um nome genérico para "molho". Essa iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.

É basicamente um purê frio com base de abacate, tomate e cebola roxa, bem temperado, que serve como um complemento de vários pratos tais como: nachos, tortillas, ou saladas.

É um prato que foi exportado para várias partes do mundo sendo a receita alterada e adaptada com os gostos locais. A receita original é bem picante e temperada, aqui vou deixar a receita básica e vocês podem modificar a gosto.

É muito importante a escolha do abacate, que deve estar maduro, para não amargar, e ao mesmo tempo, tem que estar com textura firme.

Escolher abacate as vezes não é tarefa fácil: porque você escolhe um abacate lindo e, quando abre, é aquela decepção! Pode estar sem gosto, ou amargo, duro ou mole demais.


Então vou deixar umas dicas para escolher o abacate:

Primeira impressão Antes de mais nada, você precisa saber que o abacate possui diferentes tonalidades de verde de acordo com a sua fase de amadurecimento. Resumindo: a fruta escurece na medida que amadurece.

Existem mais de 500 tipos de abacates no mundo e cada um tem uma variação de cores e texturas de casca diferentes, e no processo de amadurecimento as cores vão mudando, mas a maior parte deles está maduro quando a cor é um verde "médio"

indo para o escuro, alguns tons chegam ao roxo escuro. Do mesmo jeito, se a cor estiver clara e a fruta dura significa que ainda está cedo para comer e quando começar a ficar com tons marrons, é porque está começando a passar do ponto.

Se a casca estiver muito brilhante, é sinal de que o abacate ainda não está maduro, mas você pode comprar e deixá-lo em casa até que fique bom para consumo. Deixar embrulhado em papel de jornal dentro do forno é uma ótima forma de acelerar o processo.

Toque no abacate

O ideal é que não esteja nem mole nem duro demais, é possível dizer o quão maduro o abacate está checando sua resistência. Segure a fruta na mão e aperte suavemente usando toda a palma (evite usar só os dedos para não furar a fruta!). Se o abacate estiver maduro, estará levemente macio. Se está muito macio é porque passou do ponto (mas, lembre-se, a grossura da pele do abacate pode variar de acordo com o seu tipo). E se a pele está soltando da carne da fruta, pode ter certeza, ela já passou muuuuito do ponto.

Tire o cabinho

Pegue o abacate e tire o cabinho dele. Se estiver escuro, é porque a fruta está passada, madura demais. Se estiver clarinho, está maduro e bom para o consumo, se o cabinho não sair é porque está verde ainda dependendo da cor, você consegue saber o ponto da polpa:

– Se a base estiver mais amarela, o abacate ainda não está pronto para ser consumido. Você terá que esperar ainda alguns dias até que ele esteja maduro.

– Se a base for mais esverdeada, o abacate está maduro. Este deve ser consumido imediatamente, pois já atingiu seu ponto de maturação ideal.

– Se a base for escura ou marrom, o abacate passou do ponto. Quando você abrir a fruta, irá verificar que a polpa já possui manchas marrons.

Sinta o peso e o cheiro

O abacate maduro tem um cheiro acentuado, mas ele não pode ser demais. Se o cheiro estiver muito forte, é porque a fruta já está passada. Os melhores abacates são aqueles pesados e firmes. Evite frutos com aparência danificada nas extremidades. Se a parte de cima estiver mole, não compre.

O truque do caroço

Outra informação que você pode utilizar para decidir como escolher abacate é verificar se o caroço está preso ou não. Para isso, balance o abacate um pouco: se você sentir que o caroço está batendo na polpa por dentro, ele já está maduro. Se o caroço não se mexer, o abacate ainda precisa amadurecer mais um pouco.

Agora que já sabemos escolher o abacate, vamos para a receita!? Aqui no blog tem um e-book gratuito com a receita e com um hambúrguer vegano de feijão preto. É só você se cadastrar na página inicial que você recebe o e-book no seu email :)

Se fizer, não esquece de me marcar no Instagram: @didianacozinha ::Xêro Didia::


Comments


© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

Contate-nos
bottom of page