3 tipos de Gergelim: como preparar e idéias pra você usar essa semente no dia-a-dia da sua cozinha
- Didia
- 11 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Sempre quando alguém ia comer em casa me perguntava o que tinha na comida que tinha esse sabor especial... Quando tive o restaurante, os clientes ficavam maravilhados e queriam comprar prontas as sementes do jeito que eu fazia e usava na comida e agora que trabalho com internet, sempre me perguntam quais são as sementes que uso, em quais comidas uso elas e como escolher e “tratar” as sementes escolhidas.
Então hoje venho trazer um pouco da minha prática! A semente indispensável na minha cozinha é o GERGELIM. Você encontra ele de 3 formas:
O gergelim “despeliculado”, (ou seja, sem casca) é fácil reconhecer porque ele é bem branco e é menor... Como não tem casca, ele não altera muito o sabor dos alimentos, eu geralmente não compro ele, porque ao não ter a casca perde a maioria dos nutrientes e como vocês já sabem, se posso escolher entre integral ou branco, sempre INTEGRAL.

Gergelim “normal” ou integral o que vem com sua casquinha - que para mim é o que dá o charme dele. É de cor de meio marrom clarinho e geralmente sempre é vendido “torrado”. Esse nunca falta na minha cozinha e ele realça o sabor dos alimentos, e deixa esse sabor particular que quase tudo mundo conhece no “pão de hambúrguer”!
Sim, aquelas sementinhas que tem por cima são gergelins!

E por último temos o gergelim preto. Ele deixa um sabor muito gostoso nas comidas pois ele é um pouco mais amargo que o normal, mas a combinação do preto e do integral é a melhor do mundo! Segundo pesquisei faz um tempo, a diferença básica é que o gergelim preto tem mais vitamina A e é mais usado por veganos, mas para mim é isso, a ideia é testar para saber qual é o que se adapta melhor ao nosso gosto.

Em questão de onde comprar, de um tempo para cá se popularizou tanto que vende até nos supermercados. Na parte de japonês/chinês, ou na parte dos produtos naturais. Geralmente o preço de uma sacolinha de 200gr varia dos 6,00 até os 15,00 reais (depende da marca né). Por isso meu conselho é comprar nessas casas de temperos onde vendem coisas a granel (em todas as cidades tem alguma) nesses lugares o preço do quilo varia de 19,99 até 39,99 (o gergelim preto é um pouco mais caro que o integral) por isso eu amo as casas de produtos a granel, porque tem tudo e bem mais em conta que no supermercado.
Ok, comprei o gergelim, e agora? Quando chego em casa, antes de guardar, sempre aproveito para torrar ele, ainda que ele venha torrado, porque ele fica mais crocante e mais cheiroso.
MODO DE PREPARO:
Para torrar coloco uma frigideira no fogo muito baixo e coloco as sementes (se tenho mais de um tipo –integral e preto- faço separadas pois o tempo par torrar é diferente.
É importante manter o fogo baixo e ficar mexendo sem parar porque senão as sementes ficam pulando da frigideira.
Quando a cor ficou um pouco mais escura –tipo cor de caramelo- tiro do fogo e coloco uma pitada de sal.
Imediatamente tira da frigideira e deixa esfriar numa vasilha que não seja de plástico eu coloco sempre numa forma de vidro (dessas de forno) e quanto maior melhor, mas pode ser uma forma normal também. O que acontece é que a frigideira segue cozinhando o gergelim e ele pode queimar ainda que não fique no fogo
Outra coisa a ter em conta é: quando está esfriando, precisa mexer de vez em quando, para tirar o calor das sementes que estão no meio e entrar ar frio.
Depois que esfriou, é só guardar no seu pote (melhor de vidro) e já pode consumir.
Parece muito trabalhoso, mas é super simples! Eu escrevi todas as dicas para o torrado perfeito, depois que você fizer uma vez, vai entender que não é nada complicado e vai amar o resultado das suas comidas.
Beleza, comprei, torrei guardei... e agora? Como faço para comê-las?
Bom, eu uso em todas as comidas, arroz, macarrão, saladas, molhos, pães, pastinhas... olha só:
TAPIOCA MASSA com MOLHO DE TOMATE


SALADA de GRÃO de BICO ARROZ com SEMENTES


Vou deixar aqui também,o link desse ultimo... um arroz com sementes ... nesse vídeo eu uso várias sementes que vou seguir trazendo nos próximos post por aqui também, mas por esta semana o Gergelim foi personagem principal.
Então, experimenta, e me conta o que achou, e se fizer alguma receita, me marca no insta @didianacozinha.com
PALAVRAS CHAVES:
Diferença entre gergelim integral e preto
Como comer gergelim
Como preparar gergelim
Gergelim preto, gergelim integral